Total de visualizações de página

domingo, 13 de novembro de 2011

Trabalhando o Semiárido.

PROJETO: SEMIÁRIDO

OBJETIVO GERAL:Construir e difundir outras formas mais justas de convivência, entre sertanejo(nós) e com a natureza.
 
Apresentação do projeto: Conversa com os alunos sobre o Projeto convivendo e aprendendo com o Semi- árido. È interessante que os alunos conheçam os assuntos que vão estudar os objetivos do projeto e o porquê do tema. É importante lembrar aos alunos que este projeto vai dar-lhes a oportunidade de conhecer melhor a natureza e os problemas socioeconômicos enfrentados pelos que vivem na região do semiárido, sobretudo pelos que trabalham com a agricultura.



FAUNA E FLORA: Assistir o filme” Vida de Inseto‟. Ficar atento ao conceito de comunidade, liderança . Apresentar aos alunos um cartaz que represente a Fauna e a Flora da região. Iniciar uma conversa com os alunos sobre quais são os tipos de animais e de plantas da região. Perguntar qual é a importância da fauna e da flora para o homem e para o meio ambiente.
LIXO: Lixo Expor o tema “Lixo” Visita ao local onde a comunidade deposita o lixo. Comentar sobre as doenças transmitidas pela falta de higiene e os cuidados necessários para evitá-los. Em seguida pedir para fazerem, na comunidade, uma pesquisa sobre o lixo, perguntado por exemplo: onde é depositado; como é feita a coleta; se tem algum órgão na comunidade, encarregado de recolher o lixo; onde as pessoas costumam colocar o lixo que é a cumulado em casa; o que elas fazem com as revistas, jornais, vidros, papel, plásticos que não usam mais; o que fazer para evitar ingerir alimentos contaminados por sujeira etc. Após apresentação dos resultados da pesquisa (através de gráficos e/ou tabelas), pedir que os alunos comentem ou que ouviram da comunidade.
LEI: Expor a Lei Federal Nº 98.816, de 11/1/1990 DA EMBALEGEM DA ROTULAÇÃO E DA PROPAGANDA DE AGROTÓXICOS. Orientar os alunos sobre a importância do uso dos defensivos agrícolas naturais e citar e/ou expor receitas. Produzir um cartaz sobreOs efeitos dos venenos nos seres vivos e no ambiente”,
 ÁGUAOuvir a musica “Terra Planeta Água” Depois da reflexão da música, os alunos deveram observar o globo para constatar a quantidade água existente no nosso planeta. Chamar dois alunos e pedir a um, para escrever no quadro 03 coisa que fazemos no dia –a- dia utilizando água e ao outro, para escrever três coisas, que podem transformar água limpa em água poluída. “O professor deverá escrever no quadro o tema: FONTE DE VIDA” e conversar sobre este elemento, considerado um dos mais importantes da Natureza. Sugerimos a leitura de um texto informativo sobre o desperdício, poluição e cuidados que devemos ter com a água. A leitura será feita em equipes, onde cada equipe deverá elaborar 03 perguntas, após a elaboração usa-se a técnica de dasafio: Equipe A, desafia a B , a B desafia a C... Vence a que responder mais perguntas.

Os exercícios podem ser: desenhar o Sertão na seca e no inverno;
fazer frases (oralmente) através palavras –chaves do texto e produzir um texto descritivo sobre o sertão.  Seca Convidar uma pessoa da comunidade para falar sobre o tema: Seca ( causa e consequencia). Trabalhar a música “Triste Partida “ Luiz Gonzada.(leitura, reflexão da música, encenação, produção de desenhos relacionados a musica).
Assistir o filme” Vidas Secas” ou ler o livro Vidas Secas de Graciliano Ramos. Em seguida, pode-se realizar uma dramatização, produção de texto através de gravuras relacionadas ao filme ou ao livro e produção de desenhos que represente o assunto.
Escrever no quadro a frase: “ Os sertanejos, , precisam aprender a conviver com a seca” e pedir a um voluntário para interpretá-la.


FONTE: http://www.slideshare.net/cpp011/projeto-convivencia-com-o-semiarido-8013221#

Nenhum comentário:

Postar um comentário