Total de visualizações de página

domingo, 13 de novembro de 2011

Língua Portuguesa. Atividades de reforço 4º ano

    Postarei algumas atividades de leituras e interpretações que uso em minhas aulas de reforço com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental II, atividades essas que encontro em livros e em pesquisas pela internet, e assim compartilho com  vocês que venham a se interessar. 
Leitura e interpretação de textos são indispensáveis para a  construção do conhecimento. Ja dizia o provérbio: 
Para quem sabe ler um pingo é letra.


 Vamos ler e compreender o texto:

A formiga e a Pomba 

            Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
                                                                                                   Autor: Esopo

Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.

Marque a alternativa correta:
01. Este texto é uma fábula porque apresenta:

( ) humor e seres encantados.
( ) instruções e imagens.
( ) tabelas e informações científicas.
( ) animais como personagens e moral da história.

02. O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra em destaque refere-se a

( ) grama.
( ) água.
( ) folha.
( ) formiga.
03. como a formiga se salvou da correnteza ?

( ) o rio parou de correr.
( ) o caçador a tirou de dentro do rio.
( ) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
( ) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
04. A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba em que momento?

( ) Quando se debatia na correnteza.
( ) Quando alcançou a terra.
( ) Quando se escondia atrás de uma árvore.
( ) Quando foi presa pela rede do caçador.
05. formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com

( ) fome. 
( ) sede.
( ) calor.

2 comentários:

  1. Meu filho fez uma prova dia 11 de março e era sobre este texto. Havia a questão nº 2 e ele marcou a resposta "água". A professora corrigiu a prova e colocou como resposta errada. Falei com ela que estava certo e ela me disse que não, que seria "a folha". O que você poderia me dizer sobre isto? Obrigada. Andréia.

    ResponderExcluir
  2. Meu filho fez uma prova dia 11 de março e era sobre este texto. Havia a questão nº 2 e ele marcou a resposta "água". A professora corrigiu a prova e colocou como resposta errada. Falei com ela que estava certo e ela me disse que não, que seria "a folha". O que você poderia me dizer sobre isto? Obrigada. Andréia.

    ResponderExcluir