Total de visualizações de página

sábado, 12 de novembro de 2011

Protagonismo Juvenil na escola

Protagonismo Juvenil
A palavra protagonismo vem de “protos”, que em latim significa principal, o primeiro, e de “agonistes”, que quer dizer lutador, competidor. Este termo, muito utilizado pelo teatro para definir o personagem principal de uma encenação, foi incorporado à Educação por Antonio Carlos Gomes da Costa, educador mineiro que vem desenvolvendo uma nova prática educativa com jovens. A idéia é que o protagonismo juvenil possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos jovens atingidos, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens estão inseridos. 
Protagonismo juvenil é a participação do adolescente em atividade que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares e que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária; igrejas, clubes, associações e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo, através de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu entorno sócio- comunitário ” (Costa, 1996:90)
Qual o papel do educador  ?

O papel do educador, desta forma, se constitui numa função chave do desenvolvimento do protagonismo juvenil, à medida que tem a intenção clara de desenvolver a autonomia dos jovens. Nesse sentido, todas as suas ações e estratégias devem estar direcionadas para uma resposta autônoma e criativa por parte dos jovens, evitando aquelas ações e estratégias que promovam a dependência ou a acomodação.
Trabalhos realizados com meus alunos do 8ºano do fundamental II

Na escola trabalhamos através de discursões, questionamentos e GTs a importância do protagonismo juvenil,  para  melhorarmos as condições de vida da criança e do adolescente, modificando assim a sociedade na qual esta inserido. Apresentamos aos estudantes o ECA       (Estatuto da Criança e do Adolescente), e pelos estudantes foi feito a leitura de direitos e deveres assegurados pelo ECA as crianças e adolescentes.

Assista o vídeo Da turma da Mônica sobre os Direitos da Crinaça e do Adolescente

SEJA VOCÊ O PROTAGONISTA DA SUA HISTORIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário